Quanto tempo antes deve estar no aeroporto

Esta é a questão mais stressante quando nos preparamos para sair para o aeroporto. O que é melhor: chegar mais cedo e morrer de tédio ou chegar mais tarde e correr o risco de perder o voo?

É melhor chegar mais cedo do que apenas a tempo

A regra geral é a de chegar ao aeroporto o mais tardar até 2 horas antes da partida para voos domésticos e até 3 horas antes para voos internacionais - especialmente se tiver de efectuar o check-in da bagagem. Em qualquer caso, deve sempre consultar as diretrizes da companhia aérea e do aeroporto antes de sair. Tanto mais que o encerramento do portão de embarque pode variar muito de uma operadora para outra: algumas permitem-se 45m, outras apenas 15.

E talvez deseje adicionar mais 30m (ou seja, 2h30m para voos domésticos e 3h30m para voos internacionais), se não for um viajante frequente e ficar ansioso antes do voo. O mesmo se aplica se não estiver familiarizado com o aeroporto ou se viajar num dia movimentado.

Nalguns casos pode permitir-se algum tempo a si mesmo

Pode chegar um pouco mais tarde se não tiver nenhuma bagagem para registar, se já tiver efectuado o check-in online (aconselhável), ou se não estiver a viajar em hora de ponta. Evitar horários com maior movimento poderá ajudá-lo a poupar algum dinheiro no seu bilhete.

O erro mais comum

Verificar e fiar-se no status do voo: Imagine que verifica o status do voo e descobre que o mesmo está atrasado, e como tal decide chegar ao aeroporto mais tarde que o inicialmente previsto.

No entanto, os status dos atrasos e dos cancelamentos nem sempre são precisos e podem alterar-se sem serem actualizados online. Para além disso, algumas companhias aéreas exigem que efectue o check-in à hora inicialmente indicada, independentemente do atraso. Consulte o seguinte guia para evitar ser tratado como uma não comparência e não lhe ser negado o embarque.

Passar à frente na fila: acha que os funcionários do aeroporto lhe dariam prioridade e o deixariam passar à frente na fila por estar prestes a perder o seu voo? Nem sempre. Infelizmente isso não é um direito do passageiros, pelo que o melhor é não contar com esse privilégio caso tenha decidido dormir um pouco mais.

A garantia do check-in: achar que o avião não vai descolar sem si só porque registou a sua bagagem no balcão. Hum... não. Na realidade, é mais provável a companhia aérea retirar a sua bagagem do que esperar por si se não compareceu para a última chamada.

No final, deve permitir-se tempo suficiente para não sofrer um stress desnecessário antes da partida. E caso receie aborrecer-se enquanto espera, pode ler este artigo sobre como gastar o seu tempo no aeroporto.

Siga-nos para ter acesso aos artigos mais interessantes sobre viagens!